Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Avenida Paulista. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Avenida Paulista. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de abril de 2013

São Paulo - Junho 2012 - parte #4 (de 4)



Meu passeio por São Paulo em junho de 2012 acaba por aqui :-(
Deve ter dado para perceber que eu curti muito esse passeio. Lembro que estava sempre procurando um foto legal que registrasse cada pedacinho/segundo desse passeio.

Neste post tem (de novo!) a Av Paulista e seus achados!


 Tour pela Av. Paulista. "Parada Paulista"

 Tour pela Av. Paulista. "Parada Paulista"
 
Tour pela Av. Paulista. 
Fui dar uma espiada nesse negócio de "Parada Paulista". 
 Parece que vou achar algo interessante lá embaixo.

 Tour pela Av. Paulista. Dentro da "Parada Paulista". 
 Olha só o que achei! Um sebo subterrâneo!!
 
Tour pela Av. Paulista. Dentro da "Parada Paulista". 
Olha só que mural interessante.

Tour pela Av. Paulista. Dentro da "Parada Paulista
Estou indo embora, vou subir as escadas. Até logo!


Coisas inusitadas de São Paulo. 
 Tour pela Av. Paulista. Dentro da "Parada Paulista". 
Parece-me que isso é um pôster feito em homenagem ao cartunista Angeli. 
No meio do nada, alguém vem e presta sua homenagem.

Tour pela Av Paulista. Espaço Itau Cultural 
Exposição "Ocupação Nelson Rodrigues". 
Para curtir, basta acessar http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/

O Itaú Cultural apresenta o projeto Ocupação, criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram. O evento integra uma das políticas permanentes do Instituto, que é a preservação da memória artística.


Emoção Art.Ficial ----- Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural. 
O Itaú Cultural apresenta a sexta edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia, composta de uma exposição e um simpósio. O evento explora temas associados à presença, cada vez mais disseminada, de sistemas de informação e dispositivos tecnológicos na vida cotidiana, tendo como ponto de convergência as poéticas e as percepções estéticas possibilitadas pelas novas mídias interativas no campo das artes. Muito tecnologia para a minha cabecinha!!!!! :-D 

Tour pela Avenida Paulista - Escola Estadual Rodrigues Alves
Fundada em 1907, a Escola Estadual Rodrigues Alves é a única escola pública da avenida Paulista, no número 227, em São Paulo, Brasil. Seu primeiro nome era Escolas Reunidas da Avenida Paulista, chamou-se Grupo Escolar Rodrigues Alves e atualmente apenas Escola Estadual Rodrigues Alves. O nome Rodrigues Alves, foi uma homenagem feita ao presidente do Brasil, entre 1902 e 1906, que morreu no início de 1919. Em 1932, o Grupo fechou as portas para proteger as crianças e alojar os revolucionários da Revolução Paulista. Em 1960 foram abertas quatro classes especiais para deficientes físicos, sob a supervisão da Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD). Nos anos 70 mantinha uma oficina abrigada da AACD, também.

Tour pela Avenida Paulista - Residência de Joaquim Franco de Mello  (foto do google.)
Construida em 1905, a casa é o único exemplar remanescente da primeira fase residencial da Avenida Paulista. 

Tour pela Avenida Paulista -  Instituto Pasteur
Fundado em 1903, é uma entidade ligada à Secretaria da Saúde do Governo do estado de São Paulo. Dedica-se à pesquisa científica sobre a raiva animal e é reconhecido por seu trabalho e pesquisa nessa área.


Tour pela Avenida Paulista. Hospital Santa Catarina - fundado em 06 de fevereiro de 1906.

Tour pela Avenida Paulista – Casa das Rosas. 
O escritório do arquiteto Ramos de Azevedo (o mesmo do Shopping Center Light) projetou a Casa das Rosas entre 1928 e 1935. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na era da avenida Paulista dos barões do café.

Tour pela Avenida Paulista – Casa das Rosas. 
A Casa das Rosas foi projetada e construída para sua filha Lúcia Ramos de Azevedo, que residiu na casa com o marido, o engenheiro Ernesto Dias de Castro.

Tour pela Avenida Paulista – Casa das Rosas --- vista do jardim.

Em dezembro de 2004, a mansão passou a se chamar Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos agora é de todos os paulistas. Além dos livros, a família doou à Secretaria da Cultura também o escritório do poeta.


Tour pela Avenida Paulista. Casa das Rosas --- vista da varanda, já no 2o andar da casa


Tour pela Avenida Paulista. Casa das Rosas. 
Olha só que gracioso - basta lembrar que a casa foiprojetada para ser uma moradia.

POESIA CONCRETA 
Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo.
 
POESIA CONCRETA
Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.

  
 POESIA CONCRETA 
O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto.

POESIA CONCRETA. 
Esse quadro eu achei no banheiro.
 
 POESIA CONCRETA. 
Esse quadro eu também achei no banheiro.

Procurando sobre a poesia concreta, olha só que achei! 
POEMA PÓS-TUDO – AUGUSTO DE CAMPOS 

Para os Soteropolitanos o texto e o título do poema nos remetem a um bar no bairro do Rio Vermelho, cujo nome é Pós-Tudo. Para os não soteropolitanos, vale a pena visitar o local – boa comida, atmosfera boêmia e excelente música.

Tour pela Av. Paulista. Parque Trianon.

Tour pela Av. Paulista. Parque Trianon. Escultura - Fauno.

Tour pela Av. Paulista. Parque Trianon. Quem disse quem São Paulo não tem verde?

Tour pela Av. Paulista. Parque Trianom. Escultura - Aretusa.

Tour pela Av. Paulista. Parque Trianon. 
Segue o nome de algumas das MUITAS árvores que existem no parque – e que estão na área do parque que dá para a Av. Paulista: Vinheiro --- Sapucaia --- Jamboeiro --- Bico-de-Pato (com hífen mesmo!) --- Cedro --- Jatobá
 
 Tour pela Av. Paulista. Parque Trianom. As árvores são grandiosas e muito bonitas.

Tour pela Av. Paulista. Parque Trianon. 
Segue o nome de algumas das MUITAS OUTRAS árvores que existem no parque – e que estão na área do parque que dá para a Alameda Jaú: Anadenanthera peregrina (a da foto) --- Sapucaia --- Chichá --- Jerivá --- Tapiá-guaçú (também com hífen!) --- Cedro --- Incenso --- Carvalho Brasileiro --- Jabbá.

Esse pipoqueiro estva sempre no mesmo "bat local" na Frei Caneca. Um pouco do antigo (modelo do carrinho, inclusive) com o atual (todo mundo gosta de pipoca!).



sábado, 2 de março de 2013

São Paulo - Junho 2012 - parte #1 (de 4)


Meu passeio por São Paulo em junho de 2012. Um pouquinho de outras áreas, mas lá vou eu para a Av. Paulista de novo...




 Andando pela cidade. Arquitetura urbana de São Paulo


 Árvore = Ipê. 
Depois que eu tirei a foto ficou uma montagem entre a árvore florida e sem folhas (na frente) com a árvore com folhas atrás.

"O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d’arco, no Norte vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais".  
Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Ipê (árvore). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02  de março de 2013.
 

 Árvore = Ipê.  
Essa aí está dentro do cemitério da Consolação. Fiquei encantada com a beleza dos Ipês.

"O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. (...)   A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de agüentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana". 
Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Ipê (árvore). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02  de março de 2013.
  
É simplesmente estonteante ver a árvore "pelada" com flores tão vibrantes!!!!
Viva!!!! Finalmente consegui uma foto que nos dá a verdadeira sensação da árvore "pelada" cheia de flores apenas! Garanto que é muito bonito.
 
"A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. (...) Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores" 
Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Ipê (árvore). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02  de março de 2013.
 
 ... no período da floração ... fica totalmente desprovidada de flohas quedão luagres às flores ... que estampam bleas manchas coloridas nas paisagens do país"
É uma EXCELENTE descrição.
Ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla) – é encontrado desde o Piauí até Minas Gerais, São Paulo e Goiás


"A casca, a entrecasca e a folha do ipê possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. Elas são consideradas também como antidiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas, antitumorais, febrífugas e cicatrizantes". 
Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Ipê (árvore). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02  de março de 2013.

"No entanto, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (caesalpinia echinata) seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. Ela estabeleceu também, além disso, que o dia 3 de maio seria, dali por diante, o Dia do Pau-Brasil". 
Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Ipê (árvore). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02  de março de 2013.

(foto google)
 Tour pela Av. Paulista - MASP. Exposições: 
1) Modigliani - imagens de uma vida
2) Papéis Estrangeiros: gravuras da coleção MASP. Esta última exposição consiste na seleção com mais de 80 obras de mestres em diferentes técnicas da arte da gravura está em exibição no MASP.

 Tour pela Av. Paulista - MASP 
A exposição MODIGLIANI - IMAGENS DE UMA VIDA apresenta obras de Amedeo Modigliani e de amigos

  “Modigliani, que foi definido ‘o artista sem mestres e sem discípulos’, se destaca no panorama de nomes importantíssimos da história da arte por ter sido fiel à sua visão figurativa da arte, conseguindo chegar a um signo identitário, que é síntese perfeita entre a imagem e o sentimento que isso suscita em transferir a alma dos sujeitos, e não apenas as fisionomias deles” (Olívio Guedes, curador).

 "Autodidata e dono de um estilo inconfundível, Modigliani teve uma vida intensa, marcada por grandes amores e infortúnios. Morto precocemente em 1920, aos 35 anos, conviveu com os principais nomes da cena artística parisiense de sua época. Ele também se aventurou pelas esculturas e parece que, se pudesse escolher, teria se dedicado às esculturas. Pelo jeito não deu muito certo esse ramos de esculturas".

Max Beckmann (1884 - 1950) (foto google)
Tour pela AV. Paulista - MASP 
Gostei desse cara: Max Beckmann (1884 - 1950). Ele foi um pintor, desenhista, gravurista, escultor e escritor alemão. Embora ele seja classificado como um artista expressionista, ele rejeitou tanto o termo quanto o movimento. 
 
Max Beckmann (1884 - 1950) (foto google)
 Tal como as obras do movimento Nova Objectividade (Neue Sachlichkeit), os seus quadros expressavam uma crítica social à Alemanha do pós-guerra. 

 Max Beckmann (1884 - 1950) - (google's picture)
  “In café, hotel, and beach scenes, Beckmann had proven himself to be a mordant painter of modern life, and some German critics counted him among the artists of the Neue Sachlichkeit (New Objectivity). The universalizing tendency of his moral allegories, however, diverged from the political satire of his colleagues, such as Otto Dix and George Grosz. Beckmann's paintings do not succumb to precise interpretation. In spite of their period detail, they seem to represent a condition rather than a historical moment” (Cornelia Lauf - http://www.guggenheim.org/new-york/collections/collection-online/show-full/piece/?search=Neue%20Sachlichkeit&page=1&f=Movement&cr=1) 

Max Beckmann (1884 - 1950) (foto google)
Nas cenas de café, hotel, praia e, Beckmann tinha provado a si mesmo ser um pintor mordaz da vida moderna, e alguns críticos alemães colocaram-no entre os artistas do Sachlichkeit Neue (Nova Objetividade). A tendência universalizante de suas alegorias morais, no entanto, divergiu da sátira política de seus colegas, como Otto Dix e George Grosz. Pinturas de Beckmann não sucumbem à interpretação precisa. Apesar de terem sido feitas em um período muito específico e detalhado, as pinturas de Beckmann parecem representar uma condição de ser, em vez de um momento histórico. 


 Tour pela Av Paulista. Conjunto Nacional.
Concebido pelo arquiteto David Libeskink e inaugurado em 1958 (época do presidente Juscelino Kubitscheck). Reune residência, escritórios lojas num mesmo espaço.


Tour pela Av Paulista. Conjunto Nacional. 
É enooorrrmmeee!!! O prédio ocupa todo o quarteirão, abre-se para a Av. Paulista, Rua Augusta, a Alameda Santos e Rua Padre João Manoel.

Tour pela Av Paulista. Conjunto Nacional.
Sempre há exposições de arte nos corredores do Conj Nacional. Eu tive a oportunidade de ver 3 exposições, das quais gostei muito de duas.


 Eis a uma das exposições no Conjunto Nacional que eu gostei muito. 
"A ANSA mostra a Itália para o Brasil / LÁNSA mostra I´Talia al Brasile".


"A ANSA mostra a Itália para o Brasil / LÁNSA mostra I´Talia al Brasile". 
Fotos das décadas de 40 - 50 - 60 - 70 - 80 - 90 & 00 mostrando a relação entre Itália e Brasil e fatos/eventos importantes na história Italiana. Para cada década havia um texto sobre o período, o qual foi escrito por um italiano - todos os textos eram bem interesantes.


"A ANSA mostra a Itália para o Brasil / LÁNSA mostra I´Talia al Brasile". 
Década de 50 ---- 1956: Sophia Loren posa para os fotógrafos, durante o 3o Rally do Cinema. Está passando na TV uma refilmagem da série "Gabriela" (baseada no livro de Jorge Amado). Na época da filmagem original a brasileiríssima Sônia Braga era adepta de não raspar as axilas. Pelo fato Sônia Braga não está sozinha. Bom, musas são musas...

 1956 - Sophia Loren posa para os fotógrafos, durante o 3o Rally do Cinema
 
 Tour pela Av Paulista. Conjunto Nacional. 
Livraria Cultura - os vidros dos binóculos são espelhos e estão relfetindo o chão de pedrinhas.


 Eis a outra exposição no Conjunto Nacional que eu gostei muito. 
"Morcegos - você sabia?" (grupo Oka). 
Olha só que coisa porreta: "(...) A questão é quem está certo ou errado e se existe esse parâmetro. Afinal, ver o mundo de outra maneira não pode ser razão de preconceito ou de estranhamento. Ser diferente geralmente traz uma carga de dor e de sofrimento, pois lidar com o outro é um exercício para o qual infelizmente poucos humanos estão preparados. (...)". Essa exposição tinha muito desse jogo de ficar de cabeça par abaixo - fotos, retratos, quadros e frases eram misturados e colocados de 'cabeça para cima' e de 'cabeça para baixo'.
 
 Essa exposição tinha muito desse jogo de ficar de cabeça par abaixo - fotos, retratos, quadros e frases eram misturados e colocados de 'cabeça para cima' e de 'cabeça para baixo'. 

O final do texto do banner fecha com chave de outro a ideia do texto anterior: segue a parte do texto que gostei completa: "Frases sobre intolerância humana e sobre o respeito àquele que nos é incomum ... Ilustrações reproduzidas numa publicação que combate o preconceito contra o morcego, alerta ao perigo de não desenvolvermos a habilidade de ver o mundo de maneira diferente, e registros do processo criativo pontuam a jornada. Afinal, de morcegos todos temos um pouco - e não dá para dizer que os morcegos são os outros!" (Oscar D´Ambrosio).

 Parque Buenos Aires (Higienópolis - SP) - a Praça Buenos Aires foi promovida a Parque

Parque Buenos Aires (Higienópolis - SP) - cachorródromo.
Só podia ser em Higienópolis!! :-)


Ao Vivo Music bar (Moema) - show Acusticuzinho. O show foi bem legal.