Meu passeio por São Paulo em junho de 2012. Nesse post tem um pouco de tudo do Centro Velho (Praça da Sé e arredores) e da Luz
O local escolhido para a
construção foi o Morro do Chá (depois eu explico isso de "morro do
chá"). As obras do teatro foram iniciadas em 1903 e finalizadas em 1911.
O teatro foi idealizado
nos moldes dos melhores teatros do mundo para atender a ópera - a
primeira forma artística e de lazer típica da burguesia, em virtude do
grande número de italianos que viviam em São Paulo.
Teatro Municipal de São Paulo.
A inauguração em 12 de
setembro de 1911, com a ópera "Hamlet" de Ambrósio Thomas, deu início a
um novo estágio na vida cultural paulistana.
Teatro Municipal de São Paulo.
O local escolhido para a
construção foi o Morro do Chá (depois eu explico isso de "morro do
chá"). As obras do teatro foram iniciadas em 1903 e finalizadas em 1911.
Teatro Municipal de São Paulo.
O local escolhido para a
construção foi o Morro do Chá (depois eu explico isso de "morro do
chá"). As obras do teatro foram iniciadas em 1903 e finalizadas em 1911.
Vale do Anhangabaú.
Está localizado no centro, entre o
Viaduto do Chá e o Viaduto Santa Ifigênia.
O nome Anhangabaú é indígena e significa, em tupi, rio ou água do mau
espírito. A história mais provável é que tenha sido batizado assim por
conta de algum malefício feito pelos bandeirantes aos índios nas
imediações desse rio, que hoje passa sob o asfalto no vale.
Volto, então, à estória do Morro do Chá (foto do
google)
Viaduto do Chá
A esquerda pode-se ver o Shopping Ligth (Edf Alexandre
Mackenzie), mais à direita o Teatro Municipal e abaixo o Vale do
Anhangabaú.
O Viaduto do Chá está localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da
cidade de São Paulo. Foi idealizado em 1877, mas só veio a ser
inaugurado em 6 de novembro de 1892. Foi o primeiro viaduto de São
Paulo, e liga a Rua Direita com o Morro do Chá.
O nome tem origem na presença de mascates, que vendiam chá na região
antes mesmo do viaduto ser idealizado. Há também quem diga que o nome
tem origem nas plantações de chá das chácaras do Barão de Tatuí.
Por ser uma região de intenso trânsito de pessoas, o Viaduto do Chá
costuma servir de pano de fundo para entrevistas e enquetes de programas
de televisão.
Shopping Center Ligth (Edf. Alexandre Mackenzie).
Foi construído no fim da década de 1920, ao lado do Viaduto do Chá. O
projeto arquitetônico foi executado pelo escritório de Ramos de Azevedo
(o mesmo da Casa das Rosas). O prédio leva o nome de Alexandre
Mackenzie, um dos diretores da “Companhia Light” (da qual foi sede).
Vale do Anhangabaú & Viaduto do Chá (foto do google)
Vale do Anhangabaú & Viaduto do Chá (foto do google)
Estação da Luz.
Encantadora!!!!! Voltamos às minhas
singelas fotos.
Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação ferroviária da Luz
ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz. Foi construída pela São Paulo
Railway Company com estruturas trazidas da Inglaterra, que copiam o Big
Ben e a Abadia de Westminster.
A Estação da Luz é a principal prova da importância e do desenvolvimento
que a cultura do café (que exigia o aumento da malha ferroviária para o
escoamento do produto da região de Jundiaí para o porto de Santos)
trouxe não só para a cidade como para o Estado.
Foto
interna da Estação da Luz.
A estação tornou-se porta de entrada também
para imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante
metrópole. Esta importância, concedida à São Paulo Railway Station,
como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra
Mundial. Após este período, o transporte ferroviário foi sendo
substituído por aviões, ônibus e carros, muito mais rápidos que os trens
Detalhe da torre - parte interna da Estação da Luz.
Foto interna da Estação da Luz em pleno
funcionamento!!!
A Estação da Luz integra a rede de transportes sobre trilhos da
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita
para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais
importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes
linhas de trem e metrô.
Foto interna da Estação da Luz, com pessoas indo e vindo.
O Museu da Língua Portuguesa é ponto de encontro do
visitante com a língua, a literatura e a história, exibidas por meio de
recursos audiovisuais e tecnologia de ponta.
No lugar de paredes, vozes.
No lugar de obras, espaços interativos.
No coração de São Paulo, na Estação da Luz, o Museu proporciona uma
viagem sensorial e subjetiva (e divertida) pela língua portuguesa.
Museu da Língua Portuguesa. Exposição sobre Jorge Amado.
Museu da Língua Portuguesa. Exposição sobre Jorge Amado.
Museu da Língua Portuguesa. Exposição sobre Jorge Amado.
Reconhecimento pelos relevntes serviços aos Cantadores do Nordeste e à Poesia Popular Brasileira.
Museu da Língua Portuguesa. Exposição sobre Jorge Amado.
Diploma da Ordem Brasileira dos Poetas de Literatura de Cordel.
Olha só o que achei em minhas andanças! E olha que andei pra caramba!!!!!
Painel “Imprensa”, de Di Cavalcanti--- feito de pastilhas.
Painel de Di Cavalcanti na frente do Novotel, na Rua
Martins Fontes, antiga redação de “O Estado de S.Paulo” e "Diário de
S.Paulo". Por isso o nome do painel: “Imprensa”.
Na minha procura pelo nome e localização exata desse
painel, descobri que existem outros painéis e mosaicos pelas ruas de São
Paulo. Bom, esse será meu próximo passeio por Sampa!!!
Igreja de Santa Ifigênia
A
Igreja de Santa Ifigênia, como é mais conhecida, ou Basílica de Nossa
Senhora da Conceição e de Santa Ifigênia (nome oficial), está localizada
na esquina da rua Cásper Líbero com a rua Santa Ifigênia, no bairro de
mesmo nome na cidade de São Paulo.
Igreja de Santa Ifigênia
Localizada perto do Vale do Anhangabaú, a atual Igreja de Santa Ifigênia
está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a
Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída antes de 1720. Essa
primeira capela foi reformada a partir de 1794, e, conforme edito do
Principe Regente Dom João VI, em 1809 surgiu a paróquia de Nossa Senhora
da Conceição e Santa Ifigênia, que deu nome ao largo e ao bairro
localizado ao redor da igreja.
Igreja de Santa Ifigênia
D. João também determinou que a Irmandade de Santa
Ifigênia e Santo Elesbão, cujos membros eram negros alforriados, se
estabelecesse na nova igreja.
Igreja de Santa Ifigênia
Por
fora, a Igreja de Santa Ifigênia é um exemplo de arquitetura
revivalista de caráter neo-românico, com duas torres pequenas e uma
torre central alta a maciça. As fachadas são decoradas com rosáceas e
frisos lombardos, típicos da arquitetura românica medieval.
Igreja de Santa Ifigênia
O acesso ao interior se faz por um portal principal de múltiplas
arquivoltas de arcos de volta perfeita, também de feição românica. No
interior as paredes e abóbadas estão decoradas com pinturas
medievalistas multicoloridas. As três rosáceas e os janelões estão
decorados com vitrais trazidos de Veneza.
Viaduto Santa Ifigênia
O Viaduto Santa Ifigênia é um viaduto localizado no
centro de São Paulo, com uso exclusivamente para pedestres. Começa no
Largo São Bento e termina em frente a Igreja de Santa Ifigênia.
Sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica, inaugurado em 26 de
setembro de 1913, pelo prefeito Raimundo Duprat. Seu estilo
arquitetônico é o Art nouveau.
Viaduto Santa Ifigênia
Atualmente, o viaduto é uma das principais ligações dos pontos mais
altos do centro de São Paulo, passando sobre o Vale do Anhangabaú e a
avenida Prestes Maia.
Viaduto Santa Ifigênia. Andando em direção à Igreja de
Santa Ifigênia, conheço o prédio do INSS onde a minha tia trabalhou por
bastante tempo.
Viaduto Santa Ifigênia. Visão que temos andando em direção à Igreja de Santa Ifigênia. Bonito!
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