Basílica de São Bento.
Lá estava eu no Viaduto Sta
Ifigênia, quando olho para a direita e aí vejo uma igreja um pouco mais à
frente. Decido ir até lá.
Basílica de São Bento.
Essa igreja lá na frente parece ser bonita. COm certza é uma construção grande.
A Faculdade São Bento faz parte dessa construção.
Essa foto foi uma tentativa de tirar uma foto que desse a real dimensão de todo o complexo.
Não deu muito certo .... risos
Mosteiro São bento - foto google
Bar Brahma - esquina da Av. Ipiranga X Av. São João
Almocei com minha tia aqui. O Choop estava cremoso.
Galeria do Rock (Rua Vinte e Quatro de Maio, 62 - República).
Parada obrigatória.
Não descobri o nome da igraja ainda.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Fica em frente à Estação da Luz.
Passei na frente dia 02/07, mas só consegui visitar dia 04/07.
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Visão do pátio interno.
O prédio é todo feito de tijolos e esse tipo de construção ficou algo bem interessante.
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Visão de uma das laterais.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Uma parte da expposição propos às
pesoas pesnarem como uma exposição é elaborada. Havia um espaço para
montarmos a nossa própria coleção, onde podíamos explicar o que fizemos.
Segue a minha coleção...
Primeira coleção – segue a conversação...
1ª linha --- Todo esse pessoal mora nesses dois lugares
2ª linha --- aqui começam as pessoas - nobreza com a inusitada presença de um negro (para perturbar rum pouco o 'status quo').
3ª linha --- aqui aparecem as crianças, numa beleza inocente. Depois a moça
debutante. E, por final, um vendaval para mudar as coisas de lugar.
1ª linha – 1º quadro – Santi Corsi. Sala de Saturno do Palazzo Pitti, 1920. Representativa do gênero de pinturas que reproduz coleções.
1ª linha – 2º quadro – Augustín Salinas y Teruel. Festa escolar no Ipiranga, 1912.
2ª linha – 1º quadro – Nicolas Antoine Taunay. Retrato da Marquesa de Belas, 1816.
2ª linha – 2º quadro – Arthur Thimóteo da Costa. Autoretrato, 1908. Foi executado durante o período que o pintor ficou em Paris, após ter recebido o Prêmio de Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Belas Artes.
2ª linha – 3º quadro – Pedro Américo. Retrato do Visconde de Santo Amaro, 1878. Representação quase que simbólica do nobre e não do indivíduo em si.
3ª linha –1º quadro – Karl Ernst Papf. Crianças, 1886. Retrato executado a partir de fotografia. Representação do ícone da beleza ideal da criação divina, dentro do simbolismo da época.
3ª linha –2º quadro –
3ª linha –3º quadro – Antônio Parreiras. Ventania,
Segunda coleção – segue a estória ...
O cara para seu trabalho e pede (a quem?) para esperar um pouco.
A moça parece assustada, constrangida ou demonstra certo embaraço? O que será que ela vê?
Eis o produto final da intrigante mente do artista francês.
E aí, você queria ver mulher pelada? Vai comprar uma playboy na banca de revistas!
Descrição dos quadors - da esquerda para a direita
1º quadro - Almeida Júnior. O importuno,
1898. O importuno seria quem bate à porta, a qual está atrás da cortina
onde o pintor vai olhar .... ou ... seríamos nós o importuno do título,
ao laçarmos olhares sobre a tela?2º quadro (da esquerda para a direita)- Almeida Júnior. Amolação interrompida, 1894. “Com o ciclo de pinturas ‘caipiras’, Almeida Júnior deslocou o foco da busca da definição do ‘tipo nacional’ para um contexto mais regional ao dotar a representação do camponês do interior da província com a nobreza da pintura histórica” (Arte no Brasil – uma história na Pinacoteca de São Paulo, 2012).
3º quadro (da esquerda para a direita) - não consegui descobrir
4º quadro (da esquerda para a direita) - não consegui descobrir
Aqui eu quis fazer uma montagem, onde o tema é o "olhar".
Todos os quadros tem algo do "olhar" (para onde olha; o que vê; como olha; para quem olha; o que esconde). Eu (repsentada pelo smile) fico no centro com esses olhares ao meu redor.
Todos os quadros tem algo do "olhar" (para onde olha; o que vê; como olha; para quem olha; o que esconde). Eu (repsentada pelo smile) fico no centro com esses olhares ao meu redor.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Exposição Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo.
Realizada com o apoio do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, por meio do Programa Educativo para Públicos Especiais – PEPE.
Realizada com o apoio do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, por meio do Programa Educativo para Públicos Especiais – PEPE.
A mostra exibe 14 reproduções fotográficas de obras que ilustram os
principais temas das artes plásticas(paisagem urbana, rural, marinha,
retrato, abstração, natureza morta e cenas) abrangendo a arte brasileira
do final do século XIX a meados do século XX.
A exposição foi concebida segundo os padrões de acessibilidade universal
dirigidos principalmente às pessoas em cadeira de rodas, com mobilidade
reduzida e perda parcial ou total de visão.
Para estimular e ampliar o conhecimento e a apreciação da arte utilizando-se de todos os sentidos foram elaborados para essa exposição, recursos de apoio multissensoriais como, reproduções em relevo, maquetes, extratos sonoros, poemas e textos investigativos, sendo estes últimos, disponibilizados em dupla leitura (tinta com letras ampliadas e Braille) para pessoas com deficiências visuais.
Para estimular e ampliar o conhecimento e a apreciação da arte utilizando-se de todos os sentidos foram elaborados para essa exposição, recursos de apoio multissensoriais como, reproduções em relevo, maquetes, extratos sonoros, poemas e textos investigativos, sendo estes últimos, disponibilizados em dupla leitura (tinta com letras ampliadas e Braille) para pessoas com deficiências visuais.
Aqui podemos ver a reprodução fotográfica, a maquete e a reprodução em
relevo.
É MUITO interessante tentar descobrir como é a fotografia a
partir da maquete ou do relevo. É um pouco mais fácil
"ver/sentir/perceber" a maquete.
A reprodução em relevo é extremamente detalhada, mas nós (os
supostamentes normais) não temos a sensibilidade necessária desenvolvida
para tal.
No dia em que visitamos a Pinacoteca, almoçamos por alí mesmo e olha só que painel interessante que eu achei! Curti as fotos!
Já nem sei o que é mais legal - as figuras ou os nomes das bebidas! Bom,
fica o registro visal desse painel - acho que logo logo coisas "das
antigas" como essa serão raras.
Restaurante Jardim de Nápoli -a casa do polpettone (Higienópolis)
Esse só pode ser baiano - JÉÉÉÉSUS
Rua Solon (Bom Retiro)
Restaurante Acrópolis
Eis outra parada obrigatória em São Paulo.
Rua da Graça, 364, Bom Retiro
- Telefone: (11) 3223-4386
http://www.restauranteacropoles.com.br/
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